• Persa Planejamento Financeiro

COMO SUPERAR A FOBIA FINANCEIRA

Fobia Financeira é uma condição psicológica, sendo que seu principal sintoma é uma espécie de medo paralisante de lidar com as finanças pessoais. Assim, se você tem medo de ver seu extrato bancário ou já nem mais acessa sua conta bancária, você pode estar sofrendo de Fobia Financeira.


Estudos mais recentes têm identificado que esse tipo de fobia se desenvolve a partir de experiências negativas que a pessoa teve com o dinheiro, em especial na infância. Asssim, não importa se a pessoa foi criada com muito ou pouco dinheiro, a fobia financeira está mais relacionada às associações negativas que você fez com o dinheiro. Mesmo numa família bem estruturada, se a família brigava muito com dinheiro, é possível que a pessoa desenvolva uma associação traumática e inconsciente com relação ao dinheiro.


No fim, são os padrões que o seu cérebro cria desde cedo e ficam enraizados como crenças.


Se você tem alta ansiedade ou fobia financeira, você não está sozinho. Um estudo recente divulgado pela Universidade de Cambridge (Inglaterra), concluiu que quase metade da população da Inglaterra apresentava alta ansiedade financeira e alguns sintomas de fobia financeira. Além disso, sendo uma condição psicológica grave, a fobia financeira também gera sintomas físicos, como aceleração dos batimentos cardíacos e até tontura e enjoo.


E mais: neste estudo se verificou que a fobia financeira também é devastadora para a saúde financeira de quem a sofre, pois este estudo identificou que mais de 20% da população da Inglaterra sofre de um estágio avançado de fobia financeira, o que a torna incapaz de administrar suas finanças.


Na prática, a pessoa não consegue lidar com questões cotidianas do dinheiro, acaba se sentindo culpada, ansiosa e entediada quando precisa lidar com seu saldo bancário ou quando precisa pagar uma conta.


Mas não deve ser assim! Lidar com suas finanças não deve ser penoso!


Caso você não monitore as suas contas, fica muito difícil economizar e investir o seu dinheiro para realizar sonhos e se preparar para um futuro melhor!


Para resolver isso, o primeiro passo que você deve dar é no sentido de lidar com sua fobia e admitir que ela existe. Ao reconhecer que você tem medo, isso vai ajudar a você desenvolver um plano para superar este medo.


Segundo passo: encare essa fobia! Sei que não é fácil, mas a cada pequeno passo você que der, você construirá uma relação saudável com suas finanças. Aprenda a ser acalmar, controlar seus medos e tente sempre se sentir confiante em suas escolhas financeiras. E para ter esta confiança, o melhor caminho é o da educação financeira. Estude cada vez mais sobre finanças. Ao adquirir mais conhecimento no mundo financeiro, mais confiança terá para lidar com o seu dinheiro e superar a fobia financeira.


Por fim, podemos concluir que, ao encontrar maneiras proativas de acompanhar suas finanças, você descobrirá que o sentimento de ansiedade que surge ao verificar seu saldo bancário vai se dissolvendo enquanto você constrói maior controle e confiança. Importante: “tenha em mente que sua própria decisão para atingir o sucesso é mais importante do que qualquer outra coisa” (frase do ex-presidente americano Abraham Lincoln).


Faça como nossos clientes Persas: com determinação e disciplina, as suas conquistas financeiras serão alcançadas!


Gostou do artigo e quer ajuda no seu planejamento financeiro? Nós da Persa Planejamento Financeiro podemos te ajudar!


Saiba mais em: www.persafinancas.com


Instagram: https://bit.ly/2PANIBK


Youtube: http://bit.ly/3e6v9j2


Linkedin: https://bit.ly/309LFXo


Facebook: http://bit.ly/3c0NbAH




30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo