• Persa Planejamento Financeiro

DIVIDENDOS E JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO

Com baixa taxa básica de juros, a Selic, muitas pessoas têm feito investimentos na Bolsa de Valores, comprando ações de diversas empresas, e este deve ser um movimento que demorará para dar um break. Neste cenário, o investidor deve entender mais sobre as propriedades dos produtos de investimento. Quem investe em ações pode ver seu patrimônio aumentar por meio da valorização dos ativos e/ou da distribuição de parte do lucro das empresas de capital aberto.


Tais lucros são distribuídos conforme com a quantidade de ações que o investidor possui na empresa, eles são pagos a título de dividendos ou de juros sobre capital próprio. Vamos aos conceitos:


Dividendos. É uma das formas de distribuição de lucro das empresas listadas na bolsa entre seus acionistas. A remuneração é realizada em dinheiro e anunciada pelo Conselho de Administração com datas específicas de pagamento. O pagamento é efetuado de forma proporcional. Em outras palavras quanto mais ações da empresa o investir detiver da empresa, mais dividendos receberá. A grande vantagem é que o investidor pessoa física não precisa pagar imposto sobre o valor recebido.


Juros sobre capital próprio. Assim como os Dividendos, também é uma forma de remuneração do acionista. É muito utilizada pelas empresas de capital aberto como forma de redução de parte de sua carga tributária. Nesta forma de pagamento, o dinheiro destinado aos acionistas entra na contabilidade da empresa como despesa financeira, o que reduz a base de cálculo da empresa. No caso, quem paga os impostos são os investidores, a uma alíquota de 15% sobre esse valor no imposto de renda.


Interessante notarmos que algumas empresas optam pelas duas modalidades de distribuição de lucro e, por isso é interessante estudar bem a empresa antes de comprar suas ações.


Como escolher a empresa para investir? Para uma boa escolha, o investidor deve analisar o balanço de cada empresa. Ressaltamos que tanto os dividendos quanto os juros sobre capital próprio proporcionam uma renda recorrente para o acionista. Assim sendo, caso o objetivo principal do investidor seja obter proventos, o ideal é procurar por ações de empresas boas pagadoras de dividendos. O investidor deve ter visão de longo prazo, e sempre analisar com muita calma os números da empresa que deseja investidor adquirindo suas ações. Importante sempre estudar o setor que a empresa atua e verifica se é um mercado promissor.


Faça como nossos clientes Persas: com determinação e disciplina, as suas conquistas financeiras poderão ser cada vez melhores!


Gostou do artigo e quer ajuda no seu planejamento financeiro? Nós da Persa Planejamento Financeiro podemos te ajudar!


Saiba mais em: www.persafinancas.com


Instagram: https://bit.ly/2PANIBK


Youtube: http://bit.ly/3e6v9j2


Linkedin: https://bit.ly/309LFXo


Facebook: http://bit.ly/3c0NbAH




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo