• Persa Planejamento Financeiro

INTELIGÊNCIA FINANCEIRA

Se você quer adentrar no maravilhoso mundo dos investimentos, precisa, antes de mais nada, saber organizar as suas finanças pessoais e ter consciência financeira. E para fazer isso, você precisa desenvolver a sua inteligência financeira, que é primordial para ser tornar um investidor ou, simplesmente, organizar sua vida financeira


Conceito. Ter inteligência financeira não é simplesmente ter mais dinheiro ou saber como ganha-lo. É além disso, são as formas pelas quais uma pessoa pode construir e administrar um patrimônio e conquistar seus objetivos de vida, como fazer uma viagem, trocar o carro, comprar um imóvel, etc. Criar riqueza não é somente para aqueles que já possuem enormes fortunas, pois é sempre possível começar com pouco. Fora que, existem diversas atividades que podem gerar valor. Dessa forma, podemos ter em mente que a inteligência financeira se refere muito mais à determinadas práticas, tais como: equilíbrio do orçamento, planejamento de objetivos, carteira de investimentos, administração do patrimônio, e muitos outros. É mais uma habilidade de saber otimizar suas receitas e despesas, com fosse no médio e longo prazo, e, assim, fica fácil verificarmos que, quem desenvolve inteligência financeira, conseguirá obter maior rentabilidade nos seus investimentos, e, ainda, a taxa de endividamento e eventuais problemas com pagamentos ou descumprimento de obrigações são menores. Importante frisarmos que a inteligência financeira não se limita ao patrimônio, mas é de vital importância para a sua qualidade de vida, mesmo porque tendo rendimentos melhores e menos dívidas, é possível ter mais tempo de lazer e tranquilidade ao pensar no futuro, concorda?



Funcionamento. Para entender o funcionamento da inteligência financeira, você deve entender antes das suas características e peculiaridades. Em primeiro lugar, você deve estar ciente que algumas pessoas já possuem este tipo de inteligência de formamais desenvolvida, ao longo de sua história de vida, mas isso não quer dizer que não é possível treiná-la e melhorar ainda mais a característica. No livro “Pai Rico Pai Pobre”, seu autor, Robert Kiyosaki, dividi a inteligência financeira em quatro habilidades:


1 - Alfabetização financeira: a pessoa deve saber como entender números e lidar com dinheiro para que ele renda;


2 – A pessoa deve conhecer estratégias de investimento e a importância de construir um patrimônio a partir dos rendimentos mensais (ou seja, produzir renda passiva, que é aquela que não vem diretamente do trabalho);


3 – A pessoal deve conhecer o mercado, pois somente com este conhecimento é que conseguirá investir de melhor possível aproveitando todos os eventos importante e podendo, inclusive, arriscar mais.


4 - Por fim, a pessoa deve conhecer a legislação pertinente. O autor deste livro destaca que será dessa forma que o indivíduo conseguirá evitar de investir em negócios considerados pela Lei como ilegais. Ele enfatiza ainda que entender sobre tributação e contabilidade é vital para a prosperidade financeira.



A importância da inteligência financeira. Até aqui você já deve ter percebido o quão é importante a inteligência financeira, estou certo? Contudo, existem ainda muitos outros benefícios que ela pode trazer à sua vida. Um deles é a facilidade na administração do seu patrimônio, pois com esta inteligência você com certeza será muito mais organizado e controlará muito melhor os seus recursos financeiros (sabendo o que tem investido, o que está reservado em caixa e quanto ainda pode utilizar). Outro benefício que verificamos da inteligência financeiro é que ela fornece maior eficiência e produtividade aos seus recursos financeiro. Ao desenvolvendo tal inteligência financeira, será mais fácil aportar os recursos de acordo com seus objetivos, e esta maior assertividade provem de um maior e melhor conhecimento do mercado e de saber identificar as oportunidades financeiras. Com inteligência financeira você melhorará a qualidade do seu consumo, eliminando as despesas desnecessárias. Quando as pessoas têm melhor conhecimento sobre investimentos e sobre como cuidar do dinheiro, o risco de desperdício é menor. Com melhor gestão das finanças é possível buscar outras formas de renda e economias para planejar uma mudança de atividade.



Desenvolvendo a inteligência financeira. E como fazer para que você possa desenvolver esta inteligência? Primeiro: Liste seus objetivos, pois ao definir e listar seus objetivos financeiros você saberá o quanto de dinheiro é necessário para realizar suas metas, e isso, influenciará todas as suas decisões. Assim, pense em todas as suas aspirações e sempre tenha as metas em mente ao utilizar o seu dinheiro. Depois: Faça um controle de orçamento, pois ao saber quanto você ganha e quanto você gasta e tiver um controle apurado, você conseguirá conhecer e, acima disso, entender o quanto sobra por mês e o que você pode poupar. Além de documentar tais dados, é preciso ter domínio sobre eles. Veja quais são os gastos, quais deles não são necessários, o que pode ser diminuído ou excluído. Procure entender também como você pode ganhar mais para aumentar suas possibilidades. E, por fim: Conheça o mercado e os investimentos, pois para melhor investir seu tão suado dinheirinho é vital estudar o mercado e conhecer os tipos de investimentos, os riscos de cada um, suas rentabilidades. Estudando o mercado você conseguirá investir com inteligência e terá consciência de qual é o seu perfil de risco.


Concluímos então que, conhecer como funciona a inteligência financeira e aprender a desenvolvê-la possibilita aplicar o conceito no seu dia a dia, e, assim, você conseguirá colher excelentes resultados!


Faça como nossos clientes Persas: com determinação e disciplina, as suas conquistas financeiras poderão ser cada vez melhores!


Gostou do artigo e quer ajuda no seu planejamento financeiro? Nós da Persa Planejamento Financeiro podemos te ajudar!


Saiba mais em: www.persafinancas.com


Instagram: https://bit.ly/2PANIBK


Youtube: http://bit.ly/3e6v9j2


Linkedin: https://bit.ly/309LFXo


Facebook: http://bit.ly/3c0NbAH





13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo