• Persa Planejamento Financeiro

INVESTIMENTOS: ALÉM DA TEORIA DAS 8 CAIXAS

Atualizado: 1 de mar. de 2021

Vimos no artigo anterior a Teoria de Investimentos das 8 Caixas. Assim, se você tem objetivos de curto, médio e longo prazos ou está montando seu portfólio, o modelo das 8 Caixas é o ideal.

Contudo, conforme você for aprendendo mais sobre investimentos e sofisticando seu portfólio, poderá realizar uma alocação estrutural além das caixas. É o caso, por exemplo, de portfólios que não serão realocados nos próximos 5 anos. Para esses investidores o portfólio ideal seria em termos de percentuais %%%.

Ao final deste artigo propomos uma distribuição estrutural com base na relação produtos/percentuais.

É uma proposta atual para um investidor com perfil moderado, que esteja disposto a correr maiores riscos do que um perfil conservador, bem como que queira ver a sua carteira balançar no curto prazo; mas que também se preocupa com a preservação de seu capital. Este investidor poderá ajustar os percentuais de acordo com seu perfil de risco.

Abaixo tratamos somente das categorias mais tradicionais de ativos. O ideal é que, com o tempo (e mais dinheiro!), o investidor consiga sofisticar mais, acrescentando categorias, como fundos imobiliários, private equity, dentre outros.

IMPORTANTE: A Reserva de Emergência deve ser construída à parte. Também não incluímos abaixo a previdência, que, de preferência, deve seguir a seguinte alocação:

ASSET ALLOCATION:

RENDA FIXA (PÓS FIXADA): 32,5 a 35%

RENDA FIXA ATIVA/MULTIMERCADOS: 30% a 40%

AÇÕES/FIIs: 20% a 30%

DÓLAR E OURO: 5 a 7,5%




19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo